A tendência global do marketing é unir Inteligência Artificial com Inteligência Humana.
É comum as pessoas se acomodarem e permanecerem em suas zonas de conforto. Diria até que se trata de uma lei natural. Se está tudo “rodando”, por que vou me mexer, não é mesmo? Pois bem. E quando a roda para de girar? E quando a roda sai do eixo? O que fazer? Como diria um dos maiores pugilistas do mundo, Mike Tyson:
“Todo mundo tem um plano, até tomar o primeiro soco na cara”.
Vamos entrar aqui no mundo corporativo. A empresa que você trabalha está indo bem, as coisas estão fluindo, as vendas têm oscilações pontuais e você até já está pensando nas férias que chegam no próximo mês… tudo certo e tranquilo! Até que, do nada, chega uma crise econômica. Ou pior, uma pandemia mundial. E agora? O que fazer? Para onde correr? Pois é meu caro leitor, chegou a hora de sair da tão gostosa e aconchegante zona de conforto. É a hora que bate o desespero! Bom, vamos abordar aqui como as marcas estão se comportando e respondendo às instabilidades econômicas.
Principais prioridades dos diretores de marketing ao enfrentar uma crise
Como nós mesmos definimos por aqui, o marketing é um organismo vivo. Ele passa por mudanças, por mutações, por evoluções e por redefinições. É fato que nos últimos 10 anos o marketing passou por um renascimento. Tudo que acontece no mundo econômico, corporativo, ambiental, social e político, acaba interferindo nas marcas e, consequentemente, o marketing precisa agir com rapidez para responder a essas mudanças. E aqui não entra simplesmente a agilidade na resposta. É preciso ter um bom planejamento para traçar uma estratégia eficiente ao problema que surgiu. E é exatamente onde os problemas das marcas parecem. É quando se dá aquela coçada na cabeça e diz: “E agora?”. Mas fique tranquilo. Estamos aqui para auxiliar e mostrar que para tudo sem solução. Caso não encontre, chame a gente para um café. De preferência, um duplo para a conversa durar mais.
E nesse momento, talvez você esteja nos questionando que o marketing, antigamente, era uma promessa para impulsionar o crescimento. Pois bem, era. Hoje, toda a promessa do marketing está cumprida. Como? Através dos recursos de personalização, individualizando a comunicação para que cada cliente receba a mensagem certa na hora e no lugar correto. Esse dinamismo do marketing possibilitou uma nova forma de administrar a estratégia e planejar com mais dedicação os diferentes perfis de consumidores, possibilitando uma melhor adequação e, por consequência, uma execução muito mais eficiente.
Os últimos anos, enquanto o mundo todo passava por uma terrível pandemia, foi um divisor de águas para o marketing. Principalmente para o marketing digital. Foi devido a esse momento turbulento que houve crescimento, inovação e agilidade na maneira como o marketing se comportou e reagiu para ajudar milhares de pessoas e marcas a prosperarem em tempos dramáticos e incertos. Pois bem, o marketing mostrou se potencial
Confira no gráfico abaixo o aumento pela busca da expressão Marketing Digital.
E dentro do marketing digital, a busca durante a pandemia por e-mail marketing, também teve um crescimento. Confira.
Mas o mundo não para. Agora estamos entrando em um período de incerteza econômica que vai colocar o marketing outra vez em prova, testando novamente sua capacidade e determinação. E foi com esse desafio, que uma pesquisa global realizada com diretores de marketing (CMOs), identificou três possibilidades pelas quais os diretores estão liderando e gerando performance além do bem e velho corte de custos. E aqui vai uma dica nossa: saber investir, com inteligência e planejamento, no marketing durante um recesso, contribui para uma resposta positiva da empresa, podendo levar a um crescimento futuro.
Conheça as principais prioridades dos CMOs durante as instabilidades
As empresas estão apresentando uma nova mentalidade diante as crises enfrentadas. Por mais que exista a preocupação com o aumento da inflação no momento das instabilidades econômicas, as empresas estão respondendo com investimento na própria estrutura corporativa e na capacidade de suportar melhor as adversidades que uma crise possa trazer. Então como os CMOs estão agindo para protegerem as empresas dessas crises?
Conseguimos identificar 4 pontos essenciais:
• Acelerar o processo para novas tecnologias
• Estar presente nas plataformas digitais
• Expandir e segmentar o negócio para novos mercados
• Aplicar o algoritmo para entender e falar com o cliente
Vamos detalhar cada um desses pontos, mas antes é importante ressaltar que não se trata de uma regra, e sim uma tendência global. Entendemos que trabalhar esses 5 pontos em conjunto, aumenta as chances de sair de uma crise com mais eficiência.
Acelerar o processo para novas tecnologias
Alguns CMOs estão atentos em algumas tecnologias, mas o que estão priorizando no momento é a Inteligência Artificial (IA) e sua capacidade de ajudar a entender melhor os diferentes perfis de clientes para proporcionar melhores experiências e, consequentemente, trazer melhores resultados. Se quiser saber mais sobre a IA, leia nosso artigo clicando aqui .
Outras tecnologias que foram citadas pelos profissionais de marketing são: realidade virtual, realidade aumentada e moedas digitais. Para nós, essas tecnologias são delicadas. São tecnologias que ainda não foram compradas pelos consumidores. São tecnologias que no começo trouxeram uma revolução, uma inovação no mercado mas, até o momento, não vingaram como sendo um canal de comunicação com os clientes e usuários. São tecnologias que não se apresentaram como estáveis e seguras.
Uma outra tecnologia que surpreendeu a todos, foi o QR Code. Antes da pandemia essa tecnologia encarava barreiras de uso. Mas com a questão do distanciamento social, muitas empresas acharam nessa tecnologia a solução de um problema. E foi o momento em que os consumidores aprenderam a usar essa tecnologia e estão mais experientes digitalmente falando. Principalmente para acessar os cardápios em restaurantes.
Estar presente nas plataformas digitais
As plataformas digitais apresentam uma longa lista de vantagens e benefícios para os profissionais de marketing. Estratégias digitais, quando bem planejadas e aplicadas, podem agilizar e otimizar a experiência dos consumidores, principalmente ao incentivar a uma imersão e um envolvimento com a marca. Esse ponto é fundamental, pois é aqui que a mágica acontece.
É nesse momento que é possível fazer a captação de dados dessas pessoas, e onde entra nossa expertise em avaliar esses dados para desenvolver uma comunicação cada vez mais personalizada e eficiente. Vamos fazer uma rápida pausa aqui para alertar sobre a PGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Não estamos falando de obter dados de maneira ilegal, muito pelo contrário. Mas como não o foco da nossa conversa aqui, acesse nosso conteúdo sobre cookies e LGPD clicando aqui .
E dentro das plataformas digitais, a que mais tem agradado são as redes sociais. Elas possuem uma força absurda que, ao mesmo tempo que pode trazer um resultado surpreendente, pode acabar com uma marca.
Embora já possuam consumidores que dominem a tecnologia e sempre esperam mais de suas experiências com as marcas, ainda existe uma base de iniciantes, que entraram no digital pós pandemia. Por isso é importante identificar cada um para proporcionar uma melhor experiência e superar as expectativas de cada perfil de usuário. Uma maneira eficiente de conquistar novos clientes e, tão importante quanto, reter a lealdade dos clientes que já estão em sua base de dados.
Expandir e segmentar o negócio para novos mercados
Diante um mundo cada vez mais digitalizado e com pessoas cada vez mais familiarizadas e experientes nesta digitalização, podemos trazer novas possibilidades para capturar e segmentar os clientes. E aqui não adianta outra receita. O que vai fazer a diferença é o conhecimento do CMO e sua capacidade de entender profundamente a empresa que trabalha e traçar planos de expansão. Embora existam muitos caminhos para que isso aconteça, o melhor caminho atualmente é o cenário digital para expandir a base de clientes. Invista em melhorias das capacidades digitais. Isso irá lhe permitir alcançar um novo nível de conhecimento e precisão dentro do marketing, podendo gerar novas oportunidades de crescimento.
E quando você é atuante no crescimento da empresa, você cresce dentro dela. Então aqui vai uma dica. Analise e amadureça a micro segmentação dos clientes. Invista em novas maneiras de identificar e reagir às mudanças dos consumidores. Isso irá te ajudar a ter uma visão mais precisa e relevante dentro do marketing. É como nós costumamos dizer aqui, vivemos uma época que o mais importante do que conquistar o maior número possível de clientes, é conquistar os clientes certos.
Aplicar o algoritmo para entender e falar com o cliente
É fundamental, para não dizer obrigatório, o uso de sistemas e algoritmos para aprendizado sobre mercado e consumidores, com objetivo de aprimorar a personificação e a individualização dos consumidores. Através de dados geográficos, sociopolíticos, econômicos e até climáticos, é possível descobrir novos caminhos e insights sobre o comportamento, preferências e opiniões de consumidores em uma jornada de compra. Sabendo avaliar e compreender todos os dados adquiridos você se mune de informações relevantes para entender os consumidores e prever a probabilidade de compra ou cancelamento de um cliente na ponta do funil dentro da jornada.
Vale lembrar que esses dados também são orgânicos, pois são influenciados constantemente por fatores adversos, como por exemplo amigos, parentes e outras marcas, e a segmentação e a aplicação da estratégia passam a ser mais dinâmicas. Por isso a Inteligência Artificial combinada com teste A/B é essencial para o aprendizado e os ajustes necessários no decorrer do caminho. E aqui vale, novamente, uma ressalva nossa. Toda IA e seus algoritmos devem estar atrelados com outras metodologias centradas no ser humano que, unindo sua capacidade intelectual, sua vivência e sua experiência, são capazes de compreender e avaliar o que está por trás de todos dados capturados.
E aí, como você está lidando com todo esse conteúdo? Está preparado para enfrentar a Inteligência Artificial e extrair dela as melhores informações para conquistar os melhores clientes?
Caso não esteja seguro, não se preocupe. Você não está sozinho. 38% dos CMOs estão considerando implementar esses recursos no próximo ano, e outros 12% querem implementar em até dois anos.